Desperdício de Talentos
... Um luxo demolidor!!!
O problema é que, em Portugal, o dom de cada um (e todos os temos, independentemente das áreas em que se posicionem!), em vez de ser apercebido, reconhecido, valorizado e aproveitado em benefício de todos - organizações e sociedade - não só se perde, como se esfuma e se anula nos meandros das pequenas invejas e da opacidade do sistema.
Conheço algumas pessoas com dotes extraordinários e uma enorme capacidade de trabalho, que são pura e simplesmente desprezadas e arredadas de actividades e percursos promissores (tanto para elas como para quem delas poderia tirar proveito), só porque fazem sombra e, inconscientemente menorizam a quem as rodeia.
Um dos muitos sonhos que sei não cumprirei é, precisamente, esse: descobrir, nas diferentes áreas da vida, todos aqueles que, independentemente da sua condição social e área de actuação, manifestam uma enorme capacidade de criar valor e de contribuir para a evolução dos sistemas em que se inserem.
Como Portugal brilharia, se não fosse dominado por uma cultura tacanha, narcisista e assente na troca de favores e se todos aqueles que ocupam cargos de chefia fossem mais atentos, e proporcionassem oportunidades a quem dá provas de as merecer, só porque sim, porque lhes está no sangue e faz parte da sua essência!
Apesar dos actuais discursos promissores (para Português ouvir!) continua e continuará tudo na mesma enquanto se não produzir uma mudança de mentalidades e se não relegarem para 2º plano as opções e preferências partidárias.
Comentários
Enviar um comentário