Pontualidade Britânica (?!)
No dia a dia de cada um acontecem situações bizarras e, de entre variadíssimas, algumas relacionadas com o transtorno provocado pela falta de pontualidade. um problema crónico, entre nós.
Hoje, tinha um encontro marcado para as 6:00 da tarde/noite, esperei 15 minutos, telefonei, responderam que se tinham atrasado, quase a chegar, continuei a esperar, apareceram às 6:45, com um sorriso nos lábios e sem um pedido de desculpas, como se a minha vida lhes pertencesse e eu tivesse todo o tempo do mundo.
E tive tempo, muito, para "ruminar" e reflectir sobre o tema, o da pontualidade ou da sua ausência...
De pensar que, subjacente ao conceito de pontualidade, está algo de muito mais profundo e intrínseco que o simples cumprimento de horários ...
Está o respeito pelo outro, pelos tempos do outro, pela vida e compromissos do outro ...
E cheguei à conclusão de que a pontualidade, aquela que é displicentemente atribuída aos britânicos, muito para além da nacionalidade que lhe queiram atribuir é, sim, resultante de uma cultura e educação mais vastas e abrangentes, orientadas para o respeito e consideração pelo outro, que contemplam e assumem o facto, de que a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro, muito cedo inculcadas, a partir de tenra idade e nos bancos da escola.
Ilustr. Google, Néstor Ferronato Portugess
(Novembro 13, 2019)
Demolidor, mesmo, é relermos o que escrevemos há anos (vários!) atrás e constatarmos que os problemas e padrões de comportamento se mantêm e que a realidade não mudou!!!
Comentários
Enviar um comentário