Alfredo Bruto da Costa, Trabalho e Pobreza (2010)


"A pobreza é um problema político e económico..."


 «Entre nós, mais de 20% dos pobres são pessoas empregadas com um salário normal ... são pobres porque têm salários muito baixos e isso é um problema de política económica e não social como nós a entendemos.»

Qual a relação entre o RSI e o desincentivo ao trabalho?

«Culturalmente nós não temos um grande "culto" do trabalho, por duas razões:

- as condições de trabalho da maior parte dos portugueses, tenho dúvidas de que seja um trabalho verdadeiramente digno e que concorra para a realização da pessoa humana. E o trabalho não é uma coisa secundária na vida das pessoas. É uma dimensão fundamental da existência humana.

Ora, a nossa cultura considera o trabalho como uma actividade menor e a maior parte das pessoas trabalha, fundamentalmente, para terem um rendimento e não para realizarem um trabalho enquanto tal. É um efeito perverso, grave, que tem de ser corrigido mas, para isso, tem de haver uma consciência desse facto;

- o trabalho, para além de dever ser digno, deve ser compensado em termos remuneratórios.»

«O padrão cultural de menosprezo pelo trabalho é um padrão construído pela classe média, média-alta e os pobres limitam-se a reproduzir em si um padrão que vêem ser o padrão das classes dominantes da sociedade.»

14 anos volvidos e, já então, o Prof. Alfredo Bruto da Costa punha o dedo na ferida, alertando não só para a situação, como para a necessidade de correcção da mesma!...

Comentários