Kyiv Street Art, Murais de Kyiv I
"Girl with dog" at Mikhailovsky Lane
"Graffiti patriótico com girassóis", rua Zhilyanskaya
Foi preciso haver esta guerra perversa, insana, amaldiçoada por quase todo o mundo, para que me debruçasse sobre a Ucrânia e, mais atentamente sobre Kyiv acabando por descobrir, por exemplo, todo um manancial de pinturas murais* que integram, actualmente, um considerável, valioso e rico património artístico (Street Art) espalhado pela cidade.
Uma cidade capital que, neste momento e à semelhança de tudo o resto, se encontra fortemente ameaçada por um louco, um criminoso, cujos desígnios imperialistas se têm vindo a sobrepor à racionalidade de um mundo pouco disposto a fazer-lhe frente e a reduzi-lo à insignificância que deveria ser a sua... aquela a que, logica e preventivamente, deveria estar condenado, face à barbaridade das suas decisões e dos actos que ordena sejam cometidos ...
* mais de 150 e que começaram a aparecer no Verão de 2015, decorando as paredes laterais de velhos edifícios em resposta e enquanto forma artística de consciencialização do público em geral para as questões sociais e políticas associadas aos problemas específicos daquele país e daquela região.
** "(...)In March 2016, another project was born in Kiev, designed- to give new life to the old walls. The goal of the international initiative Art United Us is to unite artists in the fight against propaganda. 200 painted walls in Kiev and around the world should become a manifesto of the struggle for peace and draw attention to global problems, using art as a medium."
Sources:
(Março 04, 2022)
Com o prolongar da guerra e os ataques a Kyiv, tenho-me questionado sobre o destino deste seu peculiar património artístico.
Em última instância restar-me-á a satisfação de o ter descoberto e, simultâneamente, o dar a conhecer a quem, como eu, ignorava a sua existência.
E ficará sempre para memória futura!
Em última instância restar-me-á a satisfação de o ter descoberto e, simultâneamente, o dar a conhecer a quem, como eu, ignorava a sua existência.
E ficará sempre para memória futura!
Comentários
Enviar um comentário